O que é um argumentista?
O que é um argumentista? O que é um copywriter? O que é um redactor publicitário? Na verdade, as três coisas são diferentes.
O redator publicitário está encarregue das mensagens publicitárias ou slogans, mais dirigidas para a venda e a estimular a acção do comprador. O copywriter, além de redactor publicitário, costuma estar encarregue de outro tipo de conteúdos – blogs, ebooks, whitepapers, emails e newsletters, “copy” (texto) para websites, redes sociais e todos os outros canais de comunicação da empresa. É importante a sua empresa produzir conteúdos de diversos formatos, porque cada potencial cliente tem hábitos diferentes. No entanto, com a popularidade do vídeo, o conteúdo não é só sinónimo de escrita.
O argumentista é o profissional responsável pela escrita de guiões para filmes e vídeos. É uma profissão associada com cinema, séries de TV e programas de humor, mais do que Marketing ou Publicidade. No entanto, há cada vez mais argumentistas a trabalhar nestes sectores. Com o aumento do conteúdo em vídeo (anúncios para TV, vídeos para redes sociais, palestras, tutoriais, webinars, entre outros), os argumentistas começam a encontrar um lugar no mundo do Marketing.
A função do argumentista é mais do que escrever – é por isso que excede as competências do copywriter ou do redator publicitário. O argumentista começa a trabalhar logo na fase de planificação, enquanto faz o storyboard. Descreve as personagens, o ambiente das cenas, escreve os diálogos e dá algumas indicações de como deve ser filmado. A planificação do vídeo pode ser feita em vários formatos: quer como um guião de cinema, quer em tabela (dividida entre áudio e imagem).
Se está a pensar fazer um anúncio em vídeo, pode procurar um argumentista ou um escritor com experiência cinematográfica para encabeçar o projecto. Se não é exactamente o que está à procura, então procure um redactor publicitário para passar a sua mensagem.